SEMAPI e demais sindicatos lançam manifesto sobre PDI da EMATER

Na última semana, a ASCAR-EMATER/RS anunciou o lançamento do Plano de Desligamento Incentivado (PDI), voltado para todos trabalhadores e trabalhadoras da instituição. De acordo com a gestão, o intuito da ação é ajustar orçamento e fluxo de caixa. No entanto, os sindicatos que representam os trabalhadores da EMATER entendem que não é o melhor momento nem a melhor maneira de se implantar um PDI.

Conforme as entidades, este Programa "deveria ser acompanhado de um plano de gestão de recomposição de equipes, com passagem de área adequada, com pessoas disponíveis para assumirem e tempo necessário para a sua completa realização, visando preservar os conhecimentos e compromissos existentes." Com a pandemia da Covid-19 e o respectivo distanciamento social, a passagem de área e de conhecimentos dos empregados que venham a aderir ao PDI também ficará comprometida. Além disso, não haveria como realizar a contratação de novos profissionais em um espaço de tempo tão curto para dar sequência ao trabalho que já é realizado com déficit de pessoal.

Os representantes da categoria também assinalaram diversas medidas que poderiam ser adotadas pela gestão para melhorar o PDI. Asinam o documento SEMAPI, Sindicato dos Engenheiros (SENGE), Sindicato dos Médicos Veterinários (SIMVET) e Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS (SINTARGS).

Leia o documento na íntegra:
Manifesto PDI EMATER de SEMAPI Sindicato