SEMAPI e SENGE encaminham ofício à gestão da EMATER

Mediante os rumores e manifestações públicas na imprensa, inclusive da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, após a Emater/RS ASCAR divulgar dados sobre a estiagem no Estado, vimos através deste, solicitar à diretoria que se posicione publicamente em defesa do trabalho executado pelos extensionistas rurais. É imprescindível que sejam dadas declarações esclarecendo a metodologia utilizada para os levantamentos destes dados, bem como ratificar a qualidade e isenção técnica que permeiam a execução deste trabalho, sob pena de danos catastróficos na credibilidade que a Instituição possui junto a sociedade gaúcha.

Sabemos que os percentuais de perdas são variáveis em função da região e que trabalhamos com a média estadual por isso, é aceitável que em uma ou outra região existam variações que serão ponderados de acordo com a área cultivada e com a época de plantio. Esses dados não são, ao que tudo indica, considerados pela mídia e até mesmo por alguns deputados os quais são pressionados pelas suas regiões específicas.

Assim, é imperioso uma manifestação da diretoria da Emater e do próprio Secretário da Agricultura em defesa da competência, da seriedade e do profissionalismo do trabalho da Emater.

Aguardamos retorno.

Atenciosamente,