SEMAPI lança campanha de sindicalização com premiação

Nesta segunda-feira (11/02), tem início a campanha do SEMAPI que visa fortalecer o Sindicato e a luta da categoria. Com o tema SINDICATO FORTE É O TRABALHADOR QUEM FAZ, a ideia é mobilizar trabalhadores da base para que se associem. Prêmios e brindes serão distribuídos para novos sócios, para aqueles que atualizarem seus cadastros, para sócios aposentados e também para quem indicar novos associados.

A campanha ocorre até o dia 20/05/2019 e sorteará 40 pacotes de viagens para Florianópolis (2 diárias para 2 pessoas no Hotel Canto da Ilha, com R$250 de auxílio-viagem), duas TVs LED 55" e uma moto CG 125 FAN 0km. O sorteio dos prêmios será realizado no dia 17/08/2019, a partir das 14h, no auditório do SEMAPI.

Como se associar

É fácil ser um associado do SEMAPI. Basta preencher a ficha de filiação disponível no site do sindicato (www.semapisindicato.org.br/Sindicalize-se), imprimir, assinar e encaminhar para a secretaria do SEMAPI. No site também há seções para quem precisa apenas atualizar seu cadastro:
Associados: http://www.semapisindicato.org.br/atualizacao-socios
Aposentados: http://www.semapisindicato.org.br/atualizacao-aposentados

O valor da mensalidade corresponde a 1% do salário básico, a ser descontada em folha de pagamento (Art. 545 da CLT). O associado tem direito a descontos exclusivos de empresas parceiras conveniadas, assessoramento jurídico e assistência à rescisão.

A importância dos sindicatos

Os sindicatos surgiram para compensar o poder dos patrões na relação sempre desigual com os empregados. Nascem como reação às precárias condições de trabalho e remuneração a que eram submetidos os trabalhadores. Ao final do século XIX, os sindicatos obtiveram reconhecimento institucional nos principais países industrializados. Desde então, têm exercido papel fundamental na organização da classe trabalhadora.

Uma das principais atribuições das entidades sindicais é a prática de negociações coletivas, que ampliam direitos garantidos pela Lei Trabalhista e avançam em novas conquistas para os trabalhadores. Por isso, os sindicatos precisam dispor de recursos - políticos e financeiros - para se contraporem ao poder das corporações empresariais.

Além disso, o sindicato é a instituição que melhor assegura o cumprimento dos direitos e pode denunciar os abusos dos patrões, sempre que a Convenção Coletiva for desrespeitada. Muitas das denúncias que chegam às autoridades fiscalizadoras e ao Ministério Público partem dos sindicatos.

Por tudo isso, escolher ser sindicalizado é fortalecer a luta contínua que é fundamental para a defesa dos direitos da própria classe trabalhadora. Nesse cabo de guerra com os patrões, somente com união poderemos resistir. Seja sócio!

Confira o regulamento AQUI