SEMAPI participa de ato unitário no 1º de maio

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras tomaram a Orla do Guaíba, em Porto Alegre, na tarde ensolarada desta quarta-feira e participaram da programação unificada de 1º do Maio das centrais sindicais e movimentos sociais. Houve também atos em várias cidades do interior gaúcho, como Caxias do Sul, Rio Grande, Pelotas, Santa Maria, Bagé, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Santa Rosa e Erechim, dentre outros.

Na capital gaúcha, após concentração na Rótula das Cuias, os participantes fizeram caminhada até a Rótula do Gasômetro, onde foi realizado um ato unitário com diversas manifestações, incluindo representantes de partidos de esquerda. Compareceram também deputados federais e estaduais e vereadores.

“Nós vamos derrotar essa reforma”

Ao se pronunciar, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, colocou em votação a proposta das centrais de realização de greve geral no dia 14 de junho contra a reforma da Previdência. O resultado não podia ser outro. A paralisação foi aprovada por consenso. “Nós vamos derrotar essa reforma”, afirmou.

Para Nespolo, “está caindo devagarzinho a ficha do povão porque está começando a arder e sentindo que o projeto deles é para liquidar o Brasil e o povo trabalhador”. Ele destacou a importância da unidade das centrais e o engajamento de todas federações e sindicatos, junto com os movimentos sociais, na organização e mobilização para derrotar essa proposta cruel e perversa do governo Bolsonaro.

Abaixo-assinado não para

O dirigente sindical falou também sobre o abaixo-assinado que as centrais estão passando para recolher adesões dos trabalhadores contra a reforma da Previdência. “As entidades filiadas à CUT assumiram o desafio de coletar 300 mil assinaturas no Rio Grande do Sul”, destacou.

“É uma forma concreta de cada pessoa se manifestar contra essa proposta que, se for aprovada no Congresso Nacional, deixará a população na pobreza e sem futuro”, denunciou. As listas serão entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, depois da greve geral.

Clique aqui para acessar o abaixo-assinado.

Desemprego aumentou

O desemprego foi destacado também pelo presidente da CUT-RS, lembrando que uma das promessas da reforma trabalhista do governo ilegítimo de Temer era a geração de milhões de empregos. “Passaram a conversa e já faz quase três anos da sua aprovação e o desemprego só aumentou”, denunciou. O número ultrapassou 13,4 milhões em março. Somente dee janeiro até março, mais 1,2 milhão de brasileiros estão nas filas à procura de emprego.

“Agora estão passando a conversa de que a reforma da Previdência vai resolver o problema do país. Estou de saco cheio com essa gente. Disseram que, se tirasse a Dilma, iria resolver o problema do Brasil, mas a situação se agravou e os trabalhadores estão pagando o pato”, apontou Nespolo. “Você não votou para acabar com a sua aposentadoria. Votou? Nem quem votou nele e quem não votou nele. Vamos resistir para ter futuro”.

Fonte: CUT-RS com CPERS Sindicato e Sul21