SEMAPI participa de atos em defesa da soberania popular

Na próxima semana, Porto Alegre será palco de diversas manifestações em defesa da soberania popular e contra os ataques à classe trabalhadora. O julgamento do dia 24/01 no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) será histórico, especialmente porque este é um ano eleitoral, e o resultado deve influenciar no projeto de governo que se almeja para este país.

Com a esquerda na administração nacional, o povo brasileiro começou a, finalmente, ter voz e ser ouvido. O pobre passou a ter a possibilidade de escolha, tendo mais acesso a educação, moradia, saúde e trabalho digno. Neste período, tivemos os números mais baixos de desemprego da história, e o poder de compra do brasileiro melhorou muito, aquecendo a economia.

Infelizmente, um país forte e justo para todos não parece ser bem visto pelos que sempre detiveram o poder. Manter os privilégios de poucos em detrimento do bem estar de muitos parece ser uma prerrogativa dos governos de direita. A universalização dos direitos definitivamente incomoda muita gente grande, que ainda vê como justas e meritocráticas as vantagens que sempre possuíram.

Por conta disso, o SEMAPI irá se somar a milhares de trabalhadores, pensadores, historiadores, artistas e juristas e participará das atividades que estão sendo organizadas na capital. A Frente Brasil Popular, composta por movimentos sindicais, sociais e partidos de esquerda, divulgou na tarde desta quarta-feira (17) a programação dos atos. Confira:

Segunda-feira, 22

18h - Ato de Juristas e Intelectuais em Defesa da Democracia: no auditório da Fetrafi (Rua Cel. Fernando Machado, 820), juristas e intelectuais debatem o processo e a sentença que condenou Lula em julho do ano passado. Celso Amorim, Eugênio Aragão, Luiz Gonzaga Belluzo e a ex-ministra da Cultura, Ana Buarque de Hollanda, estão entre os nomes do painel.

Terça-feira, 23

9h - Encontro de Mulheres Pela Democracia e com Lula: painel que irá reunir mulheres em torno da conjuntura política e do processo contra Lula. O evento acontece no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. Entre os nomes na programação, destaque para a ex-presidenta Dilma Rousseff, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann e a deputada e pré-candidata à presidência pelo PC do B, Manuela D'Ávila.

14h - Ação Global Anti-Davos: Também no Dante Barone, nomes como os dos senadores Roberto Requião e Paulo Paim, além do líder do MTST, Guilherme Boulos, estarão participando de um debate sobre as reformas e a agenda neoliberal do governo Michel Temer numa conjuntura mundial. O linguista e cientista político Noam Chomsky é um dos nomes previstos para participar do evento.

16h - Ato de "esquenta" na Esquina Democrática, com previsão de duração até o início da noite.

19h30, 20h - Marcha, com início na Esquina Democrática, até o local do acampamento em apoio a Lula. O evento marcará ainda o início da vigília dos movimentos.

Quarta-feira, 24

8h – Alvorada pela Democracia com os Cantadores do Povo
8h30 – Vigília de acompanhamento do julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF4

(54) 3039 3033 (Caxias do Sul)