SEMAPI participa de Audiência Pública em apoio à EMATER

A situação financeira e a necessidade de fortalecimento da ASCAR-EMATER/RS foram debatidas, nesta quinta-feira (19/10), em Audiência Pública realizada no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha. O SEMAPI participou da iniciativa, que reuniu deputados, extensionistas, dirigentes e representantes de associações de funcionários, autoridades estaduais e municipais e agricultores em apoio a emendas parlamentares que acrescentam recursos orçamentários à Empresa.

Convocada pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, proposta pelos deputados Elton Weber (PSB), Zé Nunes (PT) e Jefferson Fernandes (PT), a audiência reuniu mais de 300 pessoas. Ao final do encontro, foram ratificados, de forma simbólica, os encaminhamentos apresentados, que ampliam em R$ 37,5 milhões a dotação orçamentária da atividade assistência técnica e extensão rural. O documento será entregue à relatora da Lei Orçamentária, deputada Liziane Bayer (PSB), e ao governador José Ivo Sartori, em ato conjunto da Comissão e de entidades representativas dos funcionários da EMATER.

Para que a relatora possa acolher as emendas, a intenção é entregar o documento antes do prazo de apresentação do parecer (9 de novembro). A nota pública também vai requerer a preservação do atual número de extensionistas da Instituição.

O SEMAPI, junto com outras entidades representativas, participou de nove audiências públicas da Comissão de Finanças, ficando a extensão rural o setor mais votado, na frente de educação, saúde e segurança. Acreditamos que o fortalecimento da EMATER é imprescindível para que as políticas públicas de extensão rural sejam aplicadas da melhor forma, qualificando e ampliando o trabalho que é desenvolvido no campo. Assim, não são apenas os agricultores que sairão ganhando, mas toda a sociedade e, consequentemente, nosso Rio Grande.

Informações e foto: Assembleia Legislativa RS/Guerreiro