SEMAPI-RS

SEMAPI participa de mobilizações nesta segunda (19/02)

Para marcar o Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência, realizado em todo o Brasil nesta segunda-feira (19/02), diversos atos ocorreram no Estado e na capital. O SEMAPI mais uma vez marcou presença, lutando não só pela Previdência Social, como também contra a extinção das fundações.

Na madrugada, representantes do sindicato se uniram a outras categorias no Aeroporto Salgado Filho, com faixas direcionadas para os políticos gaúchos que estavam viajando para Brasília. Com os dizeres "Se votar, não volta", os materiais fazem parte de uma campanha que faz alusão à votação da Reforma da Previdência: o parlamentar que votar a favor do projeto não voltará a ser eleito. Já no início da manhã, manifestantes saíram do Monumento ao Laçador até a sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro de Porto Alegre. No local, realizaram um ato de repúdio às medidas propostas por Temer e seus aliados.

Às 10h, dezenas de pessoas se reuniram em frente à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) para protestar contra o desmonte da Fundação Zoobotânica (FZB). De acordo com a lei, o governo Sartori precisa manter as atividades que são atribuições do Estado e, por isso, quer repassar as da FZB para outras instituições. O problema é que a própria Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) já argumentou que não tem condições de abarcar os procedimentos da Zoobotânica.

Representantes da Fundação, de instituições ambientais e do SEMAPI foram recebidos pela secretária Ana Pellini, e destacaram a importância da FZB para a sociedade e a preocupação com as atividades da entidade e com os trabalhadores. No encontro, Pellini se mostrou implacável: apesar de ouvir os manifestantes, foi irredutível e disse que a extinção não tem volta. Por conta disso, ressaltamos que continuamos confiando na Justiça, lutando para que este governo não apequene ainda mais o nosso Estado nem as políticas públicas de conservação ambiental.

(54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
    Rua Pinheiro Machado, 1652 - 1º andar, Centro - Caxias do Sul/RS