SEMAPI-RS

SEMAPI participa de reunião do Fórum em Defesa da Uergs

Na sexta-feira (23/03), foi realizada uma reunião para tratar dos problemas recentes da Universidade Estadual do RS (UERGS). Entre os assuntos tratados, estavam as novas contratações de professores e funcionários, a contrapartida do governo estadual referente à Emenda Parlamentar Gaúcha para construção de prédios e a suplementação de novas bolsas acadêmicas.

A próxima reunião do Fórum deve ocorrer no dia 6 de abril, às 11h30, no Campus Central da Universidade (Av. Bento Gonçalves, 8855 - Agronomia, Porto Alegre).  Uma mobilização está sendo organizada para o dia 11 de abril, às 16h, em frente à Casa Civil (Palácio Piratini), onde as entidades participantes do Fórum pretendem fazer a entrega de um documento em defesa da UERGS.

Participaram do encontro, além de diretores do SEMAPI, representantes da Associação dos Docentes da UERGS (ADUERGS), Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (SINPRO), Diretório Central de Estudantes (DCE) e da Direção Regional 1, além de acadêmicos e professores.

Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos

O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo, deputado estadual Jeferson Fernandes, reuniu parlamentares, representantes dos professores, alunos e a reitora da UERGS, Arisa Luz, para discutir a situação da Universidade. No encontro, que ocorreu na quarta-feira (21), participaram também parlamentares de regiões onde existem unidades da UERGS.

A ideia é somar esforços em favor das demandas da Universidade, que solicita o chamamento imediato de 86 professores aprovados em concurso vigente; a abertura imediata de concurso para suprimento de vagas existentes; suplementação orçamentária no valor de R$ 200 mil para Bolsa Prodiscência e a liberação de R$ 800 mil para a utilização da emenda parlamentar do senador Paulo Paim.

Reunião Casa Civil

Na tarde do dia 21, representantes em defesa da UERGS foram recebidos pela chefe de Gabinete do Secretário da Casa Civil, Giovani Feltes. Como resposta às demandas apresentadas, o governo disse que está trabalhando em cima de um pedido de prorrogação de prazo junto ao governo federal, para garantir os recursos oriundos da emenda parlamentar do senador Paim. Sobre as demais solicitações, foi oferecida apenas a esperança de uma nova reunião em 20 dias.

(54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
    Rua Pinheiro Machado, 1652 - 1º andar, Centro - Caxias do Sul/RS