SEMAPI promove conversa com Emma Siliprandi

"Mulheres rurais, extensão rural e agroecologia" é o tema do encontro que será realizado no SEMAPI com Emma Siliprandi, professora, pesquisadora e ativista social especializada em movimentos sociais rurais, principalmente de mulheres. O evento acontece no dia 15 de janeiro, às 14h, no auditório do SEMAPI (Travessa Alexandrino de Alencar, 83, Azenha – POA).

A moderação da conversa ficará por conta da colega Cecília Bernardi, Engenheira Agrônoma Extensionista Rural da ASCAR-EMATER/RS, Mestre em Educação nas Ciências, com Especialização em Educação em Desenvolvimento Rural. Militante da Marcha Mundial das Mulheres, agricultora e agroecologista. Colabora em publicações de movimentos sociais e também é representante de área do SEMAPI.

O evento tem apoio da Associação dos Extensionistas Sociais Rurais (AESR) e da Associação dos Servidores da Ascar-Emater/RS (ASAE).

HeForShe

No mesmo dia, às 16h, será oficializada a adesão do SEMAPI ao movimento HeForShe (ElesPorElas). Criada pela ONU Mulheres, Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, a campanha é um esforço global para engajar homens e meninos em novas relações de gênero, sem atitudes e comportamentos machistas.

O SEMAPI, como sindicato cidadão que sempre foi, luta pela garantia de direitos iguais para homens e mulheres. Assim, é natural que faça parte de um movimento tão importante, que visa chamar a atenção dos homens para os problemas que atingem as mulheres – algo que vai muito além de desigualdades salariais, passando por assédio, violência, feminicídio. É preciso que todos os homens e meninos se comprometam a difundir para o mundo inteiro a igualdade de gênero. A causa, para além da questão do feminismo, é de toda a humanidade.

⇒ Emma Cademartori Siliprandi

Agrônoma, Mestre em Sociologia Rural e Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Foi consultora da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e ONU-Mulheres, entre outros organismos internacionais. Foi pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da UNICAMP, além de Professora colaboradora de cursos de Mestrado e Doutorado em Agroecologia (Universidad de Córdoba e Universidad Internacional de Andalucía, Espanha).

Participa de diferentes Redes Internacionais de Pesquisa sobre Agricultura, Alimentos, Agroecologia, Gênero, Sustentabilidade, Segurança e Soberania Alimentar. É professora convidada em cursos de mestrado e doutorado em Agroecologia e Soberania Alimentar na Espanha e na América Latina. Integrou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) do Brasil e participa do Conselho de Administração da Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia (SOCLA).