SEMAPI realiza ato em memória de colegas perdidos para a Covid-19

A emoção tomou conta de diretores do SEMAPI e trabalhadores da FASE no final da manhã desta quarta-feira (2). Respeitando todas as normas sanitárias de distanciamento, eles estiveram reunidos na sede do Sindicato, em Porto Alegre, prestando uma homenagem aos colegas Julio Pavanelo Gonçalves e João Batista Ramos, que perderam suas vidas devido à contaminação por Covid-19 enquanto atuando na Fundação.
Na ocasião, foram plantadas duas árvores no local, com placas indicando os nomes dos trabalhadores. Familiares de Gonçalves participaram do ato, e agradeceram o carinho e o apoio dos amigos e colegas.
Além de homenagear a memória dos agentes socioeducativos, o ato também teve como propósito marcar o descontentamento da categoria com a política do governo com quem está atuando na linha de frente durante a pandemia. Afora não entregar os EPIs prometidos ou oferecer treinamento para seu uso correto, o Estado se nega a fazer testagem universal em unidades da FASE e da FPE, tendo cassado liminar da Justiça do Trabalho que previa a medida na última sexta-feira (28), mesmo dia da morte de Julio Pavanelo Gonçalves.
Para Edgar Costa, diretor colegiado do SEMAPI e trabalhador da FASE, a perda dos trabalhadores poderia ter sido evitada. “Apesar de todos os alertas, estamos aqui hoje. Vamos continuar tomando todas as medidas cabíveis para que estas perdas não tenham sido em vão.”