SEMAPI se reúne com EMATER e entidades para tratar do FAS

Em reunião com a direção da ASCAR-EMATER/RS, na sede da entidade em Porto Alegre, o SEMAPI, acompanhado de outros sindicatos e associações que representam trabalhadores e trabalhadoras da empresa, discutiu alternativas para viabilizar o Fundo Assistencial de Saúde (FAS). O encontro, ocorrido na manhã desta quarta-feira (14), contou com a participação de Sintargs, Sinvet, Senge, Asae, AESR e AGC.

O Grupo Gestor do FAS e a Gerência Financeira apresentaram dados financeiros e um histórico da situação do Fundo, para colocar os participantes a par das informações e discutir a questão específica do aumento do plano de saúde, cobrado na folha de julho. Para os representantes do Sindicato, o curto espaço entre a comunicação do novo índice e sua cobrança, que foi de apenas três dias úteis, causou grande indignação dos trabalhadores e trabalhadoras. Além disso, o percentual cobrado ainda não está bem explicado. Como os números são complexos, e no intuito de auxiliar a encontrar soluções conjuntas, as entidades protocolaram junto à diretoria da EMATER um ofício pedindo acesso aos relatórios, para produzir uma contrauditoria.  O presidente da empresa, Geraldo Sandri, agradeceu a presença de todos, alegando que o tema merece cuidado por tratar da valorização dos colegas e de suas famílias.

Encontro com parlamentares
Na sequência, os representantes encontraram-se com os deputados estaduais Jeferson Fernandes e Edegar Pretto, membros da Frente Parlamentar da Extensão Rural, que tiveram agenda com o presidente da EMATER. Na pauta, o orçamento da entidade e a mudança da natureza jurídica da instituição, além de encaminhamentos da Audiência Pública sobre a Emater, realizada em 27 de junho passado.