SEMAPI Sindicato contra o Coronavírus

Para enfrentar essa pandemia do Coronavírus, o SEMAPI criou um comitê de crise com o objetivo de orientar trabalhadores e trabalhadoras e cobrar das instituições medidas eficazes de prevenção. Assim, um plano emergencial está em produção para proteger toda a categoria da Covid-19 (a doença causada pelo novo Coronavírus) e boletins diários serão publicados para alertar toda a nossa base.

Como primeiras medidas, encaminhamos ofícios às diretorias das instituições do setor público (UERGS, EGR, fundações, EMATER, EPTC) questionando as ações que estão sendo tomadas para resguardar a saúde de servidores e servidoras. Também solicitamos junto ao SESCON uma reunião para debater a segurança sanitária de trabalhadores e trabalhadoras de empresas privadas.

Medidas internas
Para dificultar a propagação do vírus, o horário de atendimento na sede do SEMAPI também foi alterado, passando a ser das 9h30 até 15h30, sem fechar ao meio dia. Também intensificamos a limpeza de maçanetas, corrimãos, telefones, elevador e demais superfícies e objetos compartilhados com álcool. Além disso, em todos os setores há álcool gel 70% para utilização dos usuários.

As medidas de prevenção são simples, mas eficazes. Faça a higienização adequada das mãos e tenha cuidado redobrado em ambientes com maior circulação de pessoas, como o transporte coletivo. Idosos e pessoas com doenças crônicas devem ficar resguardados em casa. Não sobrecarregue os serviços de saúde: caso tenha dúvidas ou suspeite de algum sintoma, ligue para unidades de referência em seu município: 150 (Disque Vigilância), 156 (Prefeitura de Porto Alegre) ou para o Disque Saúde 136.

Contamos com a colaboração de todos para que essa pandemia possa ser controlada. Juntos, venceremos mais esta batalha!