Seminário sobre Consciência Alimentar

ABERTURA da 15ª SEMANA DA ALIMENTAÇÃO DO RS - 2017

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

15ªSEMA – RS – 2017
16 a 22 / outubro / 2017 – “Rumo à Consciência Alimentar”

Às 14 horas – no Teatro Dante Barone – da Assembleia Legislativa do Estado do RS
  1. OBJETIVOS:
    1.1 – Comemoração do Dia Mundial da Alimentação e da 15ª Semana da Alimentação do RS como espaço anual de reflexões e de retomadas de compromissos, legais e de cidadania, de segmentos governamentais e da Sociedade Civil, com a Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS), como o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA-S), com a Soberania Alimentar – na perspectiva da “Consciência Alimentar”.
    1.2 – Reunir diferentes atores (pessoas e organizações) que já atuam pela Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do RS e aproximar com novas entidades e pessoas que estão chegando nos debates sobre “Consciência Alimentar”.
    1.3 – Em tempos reconhecidamente de dificuldades, avaliar avanços e retrocessos diante de conquistas sociais ao longo de 15 anos no campo do Alimento – Alimentação.
 02 - PROGRAMAÇÃO DA ABERTURA

14h       - Recepção
             14h15 – ABERTURA OFICIAL – Mesa de Autoridades
            15h      - SEMINÁRIO sobre “CONSCIÊNCIA ALIMENTAR”
                            Coordenação: Írio Conti – Conselheiro no Conselho Nacional de Segurança Alimentar
             15h10 – “Visão da FAO em relação à Consciência Alimentar” - CARLOS BIASI – Diretor da FAO / ONU / Regional Sul
              15h40 – “Comida que comemos e que não vemos” -  FRANCISCO MILANEZ – Presidente da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural
            Espaço para questionamentos

16h10 – “Violação do Direito à Alimentação / Justiça Intergeracional” -   MIRIAM BALESTRO – Procuradora de Justiça do Ministério Público do RS

16h40 – “Conflito de interesses no trato com os Alimentos” - ANNELISE KRAUSE –Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável / Nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre / IBFAN
                    Espaço para questionamentos
         17h15 – Considerações Finais
         17h30 – Encaminhamentos e Encerramento

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

03 -  PROMOTORES:
             * CONSEA-RS – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do RS
             * FESANS-RS - Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS
              * CRN-2 - Conselho Regional de Nutricionistas-2ª Região
              * EMATER-RS/ASCAR - Associação Riograndense de Empreendimentos, Assistência Técnica e Extensão Rural / Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural
              * GOVERNO ESTADO RS /Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional do RS (CAISAN-RS)

04 - APOIADORES:
              * FAO/ONU/BR – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação
              * AL-RS – Assembleia Legislativa do Estado do RS
              * FAMURS – Federação de Associações de Municípios do RS
              * ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição

05 - ORIENTAÇÕES GERAIS
         5.1 – Esta Programação da 15ª. SEMA-RS-2017 estará sendo transmitida pela TV- Assembleia para todo o Estado do RS.
         5.2 – Participantes que queiram receber Certificado de Participação deverão preencher um pedido específico e entregar na Secretaria (Os Certificados serão disponibilizados no final do mês de outubro/2017 no local identificado no Pedido).
         5.3 – Estuda-se a possibilidade de publicação de um caderno digital com as principais manifestações da 15ª SEMA-RS-2017, principalmente com os depoimentos da Abertura.

06 -  CONTATOS
       * Coordenação da 15ª SEMANA DA ALIMENTAÇÃO-RS-2017 (das 11 às 17h – de 2ªs as 6ªs Feiras)
            - no CONSEA-RS (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do RS)
              Rua Miguel Teixeira, 86 – 2º Andar – Cidade Baixa – Cep: 90050-250  -  Porto Alegre – RS