Servidores da FEE cobram sobre manutenção de serviços e acervo

Os servidores da Fundação de Economia e Estatística (FEE) do Rio Grande do Sul divulgaram, na tarde desta sexta-feira (19), uma moção em que cobram publicamente dos dirigentes da estatal e do governo do Estado esclarecimentos sobre a continuidade dos estudos e serviços da FEE e a manutenção do seu acervo após o fim das atividades da fundação.

No comunicado, a Associação dos Servidores da FEE (Asfee) diz que, a menos de três meses da data determinada para a extinção, o governo estadual ainda não demonstrou como garantirá a continuidade dos serviços públicos prestados pela entidade e o acesso a seu acervo de dados e documentos, e solicita que seus dirigentes expliquem “de forma cabal e detalhada” como acontecerão tais processos.

Procurada, a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que coordena a Comissão de Modernização do Estado, informou que os estudos e levantamentos de indicadores mais relevantes produzidos atualmente pela FEE serão distribuídos entre setores do Estado, conforme a demanda do governo. O Produto Interno Bruto, por exemplo, ficará à cargo da própria Secretaria de Planejamento.

Quanto ao acervo da instituição, a SPGG garantiu que os itens e documentos históricos seguirão disponíveis para consulta no edifício onde hoje funciona a fundação, também sob administração da pasta.

A extinção da FEE foi aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2016 e sancionada no início de 2017 pelo governador José Ivo Sartori (PMDB), no pacote que determinou o fim das atividades de outras oito fundações públicas, uma empresa e uma autarquia. Desde então, os servidores têm se mobilizado na defesa dos serviços prestados pela estatal e ingressaram na Justiça para impedir as demissões. Em novembro, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Estado (Semapi) conseguiu uma liminar que suspende a demissão de trabalhadores com mais de três anos de atividades prestadas à instituição.

Matéria publicada no Jornal do Comércio do dia 22/01/2018
    (54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
    (55) 3029 1232 (Santa Maria)
  • Rua General Lima e Silva, 280 / Porto Alegre - RS - CEP: 90050-100