SOS EMATER - Entidades realizam reunião com Secretário de Agricultura

Na tarde da segunda-feira (2/12), entidades que representam trabalhadores da ASCAR-EMATER/RS foram recebidas pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, para diálogo sobre as questões envolvendo a renovação do convênio com o governo do Estado e a manutenção da personalidade jurídica da empresa. O encontro foi agendado pela comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, representada pelo seu presidente, o deputado estadual Adolfo Brito, e demais deputados que a compõem.

No encontro, Covatti Filho elogiou o trabalho desenvolvido pelas instituições que integram o SOS EMATER, bem como o de todos os empregados junto à sociedade gaúcha. O Secretário relatou que o Grupo de Trabalho (GT) criado pelo governo Sartori concluiu um relatório em 2018, antes de a atual gestão assumir a Secretaria, e que este documento será disponibilizado à Comissão de Agricultura e às entidades do SOS EMATER. Entretanto, ponderou que as indicações realizadas pelo GT do governo anterior não estão de acordo com os cenários enfrentados hoje. Ele afirmou que as quatro alternativas indicadas à época não podem ser viabilizadas por questões jurídicas ou econômicas atuais. Diante desse panorama, o governo Leite reuniu as Secretarias de Estado para encontrar alterativas com relação aos apontamentos dos diversos órgãos judiciais e de controle.

Tendo em vista que a intenção do governo - segundo o Secretário - é manter a personalidade jurídica atual, houve indicação da renovação do convênio por mais seis meses, período permitido pela lei de licitações através de um termo de colaboração. Assim, conforme Covatti Filho, haverá mais tempo para verificação da necessidade de mudança da personalidade jurídica da EMATER.

As entidades reforçaram ao secretário que o atual formato institucional da empresa é o de menor custo para o Estado, fator que deveria ter um peso determinante na definição que deverá prevalecer, pois são notórias as dificuldades financeiras enfrentadas no RS. Ao ser questionado sobre a possibilidade de haver um Plano de Desligamento Incentivado (PDI), ele confirmou a intenção de fazê-lo, em termos que estão sendo elaborados pela diretoria da EMATER.

Na próxima quinta-feira (5/12), as entidades do SOS EMATER participarão da reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. No encontro, se dará continuidade ao diálogo a respeito da necessidade de manutenção de uma EMATER forte e gratuita para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do setor agrícola do Rio Grande do Sul.