Trabalhadora da FADERS é voluntária nos Jogos Paralímpicos do Rio

A professora de Educação Física da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades (FADERS), Claudia Alfama, atuou como trabalhadora voluntária dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. A competição acabou neste domingo (18/09), com a participação de atletas de 160 países em 23 modalidades distintas.

A servidora atuou no Centro de Treinamento do Voleibol Sentado, modalidade que surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, com paralisia cerebral, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

De acordo com Claudia, a vivência dela no evento pode ser resumida na frase do filósofo Pierre Lecomte du Nouy: “Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual.” Para ela, seu trabalho era “acolher e respeitar a imensa diversidade de atletas oriundos de países diferentes, acreditando que um mundo de paz é possível.” O SEMAPI parabeniza a trabalhadora por sua bela atitude!