Trabalhadores da EMATER rejeitam proposta sobre 13º e férias

Na tarde desta quinta-feira (5/12), na sede do SEMAPI, houve assembleia dos trabalhadores e das trabalhadoras da ASCAR-EMATER/RS que lotaram o auditório do sindicato. No encontro, por ampla maioria de votos, foi rejeitada a proposta da empresa de flexibilizar por seis meses o cumprimento da cláusula que trata da antecipação do 13º salário quando do gozo das férias.

Entenda o caso

Conforme a cláusula 10ª do Acordo Coletivo, o empregado pode optar pela antecipação de 50% do 13º salário, através do sistema interno da associação, com pagamento efetivado por ocasião da satisfação do salário de férias. Só que o governo não quer cumprir esta cláusula (por pelo menos seis meses) com a justificativa de que não tem dinheiro para pagar todas as férias e antecipações de 13º salário.

A categoria decidiu então que não quer abrir mão da cláusula e rejeitou a proposta da empresa. Assim, foi deliberado e foi levado à gestão da EMATER o resultado da assembleia, nesta sexta-feira (6/12). O SEMAPI, juntamente com a ASAE, levou também a sugestão dos trabalhadores de que o sistema seja reaberto para que cada colega possa rever suas escolhas (de férias e antecipação), para, assim, tentar melhorar a situação para todos.

Data-base 2019

No início da assembleia, a diretora Rafaela Sais apresentou a proposta do governo para a data-base da categoria da EMATER, explicando as mudanças que retiram direitos dos trabalhadores. O advogado Délcio Caye, da assessoria jurídica do SEMAPI, também fez alguns esclarecimentos.

Representando o DIEESE, a economista Anelise Manganeli fez uma análise da conjuntura econômica estadual, apresentando dados de análises e projeções financeiras. De acordo com a economista, o governo Leite está escolhendo justamente quem menos tem para pagar a conta da crise. Os trabalhadores presentes puderam se manifestar, fazendo comentários, sugestões e encaminhamentos.