Visões de Estado: Debate reúne centenas na Casa do Gaúcho

A Casa do Gaúcho ficou lotada de trabalhadores que, mesmo com mau tempo, foram acompanhar o debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu durante toda a tarde da sexta-feira (31/8), e contou com a participação de Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), Julio Flores (PSTU), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL).

Diversas categorias puderam fazer perguntas, que eram respondidas por todos os candidatos. O SEMAPI fez os seguintes questionamentos: Caso o senhor seja eleito, se propõe a rever as extinções das Fundações? Qual a sua posição em relação às extinções, privatizações e também às terceirizações no setor público? Como o senhor irá atuar em relação ao setor energético do Estado?

Com exceção de Eduardo Leite, que não se pronunciou quanto às extinções, todos os demais concorrentes se mostraram contrários ao fim das fundações estaduais. Julio Flores disse que seu partido é contra as extinções e que pretende recuperar as fundações. Jairo Jorge chamou Sartori de "exterminador do futuro" e salientou que pretende retomar a inteligência do Estado. Para Robaina, não vale a pena privatizar ou investir em parcerias público-privadas, e as privatizações e extinções do governo Sartori devem ser revertidas. Miguel Rosseto também criticou a gestão atual e avaliou que a política de destruição das instituições de pesquisa é um desastre estratégico. Prometeu revogar esse desmonte que está sendo feito no RS.

O evento foi organizado pelo Movimento Unificado dos Servidores (MUS), do qual o SEMAPI faz parte, e também pelo Fórum de Servidores Públicos Estaduais. Foi uma ótima oportunidade de conhecer melhor as propostas dos candidatos não só para a saúde, educação e segurança (que são temas sempre presentes), como também para os serviços públicos como um todo.