QUEM SOMOS

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES E PESQUISAS E DE FUNDAÇÕES ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL (SEMAPI) representa trabalhadores que atuam nas áreas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas e de fundações públicas de direito privado do Estado. Lutamos pelo aprimoramento das políticas públicas e por direitos nas áreas trabalhista, sindical, social, ambiental, previdenciária, agrária, de agricultura familiar, extensão rural, ciência e tecnologia, transporte, política salarial, direitos humanos, da criança e adolescente e do idoso, que envolvem questões de gênero, de gerações e raciais. O Semapi participa, enquanto representante da sociedade civil, de diversos fóruns e conselhos estaduais.

Atualmente, a entidade representa mais de 130 mil trabalhadores do setor privado – dado obtido por meio de levantamento oficial – e mais de 8 mil do público.

Fazem parte da base de instituições vinculadas ou conveniadas ao setor público os trabalhadores das seguintes entidades:

Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (ASCAR-EMATER/RS)

Universidade Estadual do Estado (UERGS)

Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)

Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)

Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC)

Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades (FADERS)

Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPERGS)

Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH)

Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE)

Fundação de Proteção Especial (FPE)

Fundação de Economia e Estatística (FEE)